segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pão com Azeitona e Tomate seco


Hoje queria fazer uma receita diferente de pão...pedi para o Fábio escolher uma do livrinho novo que ganhamos no final do ano, chama "Culinária de todas as cores - 200 Receitas de pães tentadores", foi difícil escolher... as fotos são lindas e tem ótimas ideias, todas podem ser feitas usando a máquina de fazer pão, o resultado foi um pão macio e bem temperado...huuummm!


Você vai precisar de:

275ml de água
2 colheres de sopa de azeite
475g de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de fermento biológico seco
120g de azeitona verde sem caroço picada grosseiramente
40g de tomate seco picado grosseiramente
sal marinho grosso e paprica para salpicar

1. Misture todos os ingredientes da massa, adicionando a água aos poucos. Sove bem. Deixe descansar até quase dobrar de volume.  Para fazer na MFP, coloque os ingredientes na ordem que estão acima (exceto azeitonas e  tomate) e ligue no ciclo massa.
2. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, adicione as azeitonas e o tomate e sove. Modele uma bola de 20cm e faça alguns cortes em cunha com uma faca enfarinhada.
3. Salpique com sal e paprica.
4. Leve para assar em assadeira levemente untada, forno pré aquecido a 200por 30 minutos.

2 comentários:

  1. Juntei os tomate seco e a azeitona e sovei. O tomate seco e a azeitona desmancharam e o pão ficou laranja-esverdeado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que picou muito miúdo? Quando faço esse pão não pico muito pequeno e sovo o suficiente para misturar na massa....Mas o gosto ficou bom?:

      Excluir