terça-feira, 8 de março de 2011

Ciabatta recheada



A receita foi encomenda do meu querido amigo Alexandre, que há algumas semanas disse que estava com desejo de ciabatta recheada...desafio lançado, comecei a pesquisar...a receita original pede fermentação prévia e a gordura utilizada é o azeite, mas como em todas as descrições o resultado era uma massa bem mole, achei que ficaria difícil de rechear...Achei essa receita aqui, modifiquei um pouco, e resultado foi excelente, textura da ciabatta, miolo  bem macio e aerado...com certeza repetirei outras vezes. O rendimento foram 2 pães grandes.

15g de fermento de pão
1 colher de sopa de açúcar
400ml de água morna
1 colher de sopa de margarina
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de leite em pó
400g de farinha de trigo
100g de semolina

Se usar a MFP, dissolva o fermento com o açúcar e acrescente o restante dos ingredientes na ordem acima. Use o ciclo Massa. Após término do ciclo, coloque a massa em superfície enfarinhada, abra um retangulo, coloque o recheio desejado no meio (conforme a vontade do querido amigo, fiz de calabresa fresca grelhada, tomate seco picado e mussarela) e feche as duas metades. Coloque em uma assadeira untada, deixe crescer até dobrar de volume. Polvilhe com farinha antes de levar ao forno. Asse por aproximadamente 20 minutos.
Para fazer sem a MFP, dissolva o fermento com açúcar. Coloque as farinhas em uma vasilha, faça um buraco no meio, acrescente o fermento, margarina, sal, leite em pó e agua aos poucos até formar uma massa lisa  e macia. sove bem e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida recheie como descrito acima.

Um comentário: