quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sonho Assado de Canela e Cardamomo



Essa semana estava procurando uma outra receita quando me deparei com essa delicia no blog Prato Fundo...e já me organizei para preparar, meu irmão veio me visitar e sempre gosto de preparar alguma coisa gostosa para acompanhar o  café. A receita parece complicada mais não é, tem algumas etapas e precisa de paciência pois é um pão de fermentação lenta...mas certamente vale a pena esperar, a textura é extremamente macia e o perfume do cardamomo invade a casa. Achei mais gostoso assim que saiu do forno, no dia seguinte já não estava tão macio mais ainda sim continuava bom e com o cheirinho das especiarias. Não dispense o açúcar que é polvilhado em cima pois a massa não é muito doce. E não, não é light...tem bastante manteiga na massa, mas não deixe de preparar por isso, faça como eu divida essa delicia com as pessoas que ama assim todo mundo come um pouco, fica feliz e não engorda!
Ah...você pode ver o vídeo original aqui.

Ingredientes
Fonte: Bluebird Coffe Shop -  adaptada pelo Vitor do Prato Fundo 
Rendimento 10 unidades

425g de farinha de trigo 
185g manteiga sem sal em temperatura ambiente
90ml de leite 
90g iogurte integral ou buttermilk
45g de açúcar cristal
2 ovos 
2 gemas
20ml de água morna
8g de canela em pó (2 colheres de chá)
3g de cardamomo em pó (1 colher chá)
5g de fermento biológico seco instantâneo (não tinha usei 15g de fermento fresco)
6g de sal
100g castanha de caju picada ou pistache (receita original)
100g de açúcar refinado para polvilhar
50g de manteiga sem sal derretida para passar após assado (não fiz)

Junte a farinha de trigo, açúcar cristal, sal, canela, cardamomo. Reserve na geladeira por 30 minutos, precisam estar gelados (não sei porque mas fiz mesmo assim). Misture leite, ovos e as gemas e reserve também na geladeira  por 30 minutos. Deixe o iogurte também gelado.
Misture a água morna com o fermento biológico e reserve por 2 minutos.
Numa tigela, junte os líquidos (a mistura de ovos e o iogurte) e os secos gelados. Comece a sovar na mão ou na batedeira planetária com o gancho (bata por 7 minutos em velocidade média). Acrescente a manteiga aos poucos, a massa fica bem macia e elástica e levemente pegajosa.
Transfira para um recipiente untado com óleo. Deixe fermentar por 45 minutos em temperatura ambiente.
Após a primeira fermentação, fazer o “fold” como você pode ver no vídeo do link acima (delicadamente retire o ar da massa achatando-a, em seguida dobre as bordas formando uma nova bola - é mais ou menos isso). Deixe fermentar novamente por 45 minutos em temperatura ambiente. Em seguida repetir o fold e reservar na geladeira por no mínimo 8 horas (fiz a noite e deixei até o dia seguinte a tarde ~20horas).
Divida a massa em 9 pedaços de 100g. Boleie cada pedaço e  deixe descansar por 10 minutos.
Achate cada bolinha, deixando com ~1cm de altura. Com um cortador redondo (~1,5cm, diâmetro), corte o centro de cada sonho.  Pode ser necessário um pouco de farinha de trigo sobre a superfície para que a massa não grude. Borrife água sobre todos os sonhos (usei um pincel), passe esse lado úmido sobre as castanhas de caju picadas, pressione levemente para grudar bem. Deixe crescer por 1 hora (não chega dobrar de volume) em assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por 15 a 20 minutos (até ficar dourado).

Quando retirar do forno, pincele com a  manteiga derretida e passe no açúcar refinado. Batendo para retirar o excesso. Sem a manteiga o açúcar gruda do mesmo jeito.


Um comentário:

  1. Nossa que delicia, nunca tinha visto um sonho desse tipo. vou experimentar, amo cardamomo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir