sábado, 20 de agosto de 2011

Camarão na mini moranga


Receitinha feita para o papai...ele adora camarão e escolhi fazer na mini moranga porque achei mais charmoso! Não é muito difícil de achar a mini moranga, nas feiras livres e Ceagesp sempre encontro.
A quantidade de recheio foi suficiente para 6 mini morangas e sobrou um pouquinho, não foi problema porque ficou beeem bom, quer dizer o único problema foi disputar o finzinho!!!! Parece complicado mas não é meeesmo, vale a pena pois além de gostoso tem um efeito visual bem legal.

Ingredientes

6 mini morangas ou uma grande
700g de camarão limpo (acho melhor o médio ou pequeno)
1 cebola grande picada
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
2 dentes de alho amassados
3 tomates sem pele picados
Curry q/n (usei 1 colher de chá, minha mãe não gosta muito picante)
Caldo de legumes ou camarão q/n
Sal e pimenta
1 colher de sopa de azeite
Salsinha picada ou coentro
300g de queijo catupiry
Conhaque para flambar o camarão

Bom vamos lá, comece preparando as morangas: lave-as bem e seque, retire uma tampa com cuidado (corte com ~1,5cm) e reserve. Com auxílio de uma colher retire as sementes. Por dentro, passe sal, pimenta e azeite. Leve para assar embrulhada em papel alumínio por aproximadamente 30 minutos ou até ficar macia (teste com um garfo), forno 200C.
Agora para o recheio, inicie com o molho: 
Aqueça o azeite em uma panela e acrescente a cebola e deixe dourar bem. Em seguida acrescente o alho, os pimentões, o curry e deixe suar. Coloque os tomates e o caldo de legumes aos poucos, deixando o molho apurar bem , mais ou menos 20 minutos, quando começar a secar coloque mais um pouco de caldo. Junte sal e  pimenta. Enquanto o molho esta apurando prepare os camarões: em uma frigideira aqueça um fio de azeite e saltei os camarões, quando começar a cozinhar (2 minutos) acrescente o conhaque e flambe (ou virando a frigideira para o conhaque entrar em contato com o fogo ou com cuidado acenda um fósforo).
Junte ao molho, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Misture o catupiry e salsa.
Recheie as morangas e leve ao forno por mais 10 a 20 minutos na hora de servir.
Ótima entradinha ou como refeição acompanhado de arroz e batata palha.

2 comentários: