quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cupcake de cenoura




Feeeesta!!!! Semana de aniversário das amigas Ana Leticia e Ju....e claro, uma desculpa para fazer guloseimas...hehehehe...
Fiz a receita tradicional da minha mãe de bolo de cenoura e levei para assar em forminhas de mini muffin. Como cobertura usei a receita de brigadeiro cremoso que já publiquei aqui, mas vou repetir com a conversão das quantidades.

Bolo de Cenoura (forma de buraco no meio de 24cm)

3 cenouras medias cortada em pedaços
1 xícara de óleo (uso de milho ou girassol)
2 xícaras de açúcar
4 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de sal

Bata no liquidificador as gemas, óleo e a cenoura. Bata as claras em ponto de  neve, quando estiverem firmes, acrescente o açúcar e bata mais um pouco.
Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o fermento. Incorpore à farinha a mistura de cenoura e as claras, aos poucos mexendo levemente.
Leve para assar em forno pré aquecido a 200 por aproximadamente 30 minutos.
Como fiz em formas para mini muffins, o rendimento  dessa quantidade de massa foi de 36 mini muffins mais um bolo inglês de 26cm.

Brigadeiro cremoso

1 lata de leite condensado
1 caixa creme de leite (200ml)
1/4 xícara de chocolate em pó (20g)
1 colher de sopa de farinha de trigo (15g)
1 colher de sopa de manteiga (20g)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela. espere esfriar antes de utilizar.







segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pão de abobrinha e hortelã


Mais um pão que tirei do livro que esta se tornando o meu preferido... Fiz na maquina de pão, mas pode tranquilamente amassar na mão. O pão ficou muito cheiroso e macio. No livro, o acompanhamento era um molho de queijo com iogurte. Mas não deu nem tempo de fazer...comemos quase todo o pão assim que saiu do forno!!!


175ml de água
75ml de azeite
400g de farinha de trigo
50g de farinha de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída

Tempero
1 abobrinha grande ralada e desidratada (coloque a abobrinha em um escorredor e acrescente 2 colheres de sopa de sal, deixe descansar por 30 minutos, lave bem e seque)
2 colheres de hortelã picada
raspas de 1 limão siciliano

1. Coloque os ingredientes na ordem acima (exceto o tempero), na MFP. Ligue no ciclo massa.
2. Após termino do ciclo, coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Abra, e acrescente o tempero e sove um pouco. Coloque em uma tigela untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até quase dobrar de volume.
3. Sove novamente, enrole dando uma forma alongada e coloque em forma retangular untada (rende 2 pães).
4. Asse em forno pré aquecido a 200 por 30 minutos.

Para fazer sem a MFP,
Misture a farinha de trigo, de milho, o sal e açucar. Faça um buraco no meio e adicione o azeite, amassando. Junte a agua aos poucos ate obter uma massa homogenea. Siga os passos 2 ao 4.



Orgulho!!! Nossa hortinha de especiarias....estamos aprendendo a cuidar dela... mas se conseguimos qualquer um consegue!!!

Farofa de maracuja da Flavinha


Essa semana tive uma deliciosa surpresa...A minha querida amiga Flavia chegou ao trabalho trazendo essa maravilhosa farofinha de presente! No final do ano ela me deu a receita, e minha mãe fez no Natal, mas como todos que cozinham, ela resolveu alterar um pouco a receita e acrescentou bacon...o resultado não foi tão bom e acabei me decepcionando um pouco... Mas, a farofa, feita dessa forma, simples e fácil, deixa um resultado muuuuito bom.... bem azedinha... acompanha perfeitamente peixes (deve ficar ótima com salmão grelhado, huuum!)

Farofa de Maracuja

500g de farinha de milho amarela
3 cebolas grandes picadas
Polpa de 2 maracujas
Azeite
Sal a gosto

Aqueça o azeite, acrescente a cebola e deixe dourar levemente. Adicione a farinha e  polpa de maracuja. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acerte o sal.

PS. Flavinha, adorei mesmo a surpresa!!! Amooo!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cupcake de blueberry


Hoje escolhi esse cupcake para comemorar o dia São Valentino. Já testei algumas receitas de muffin de blueberry ou mirtilo (essaessa) , mas a escolhida de hoje me surpreendeu por ser muito fácil (não precisa de batedeira) e muito muito muito gostosa. O resultado foi um bolinho bem macio e doce na medida certa.

Cupcake de Blueberry (Livro Cupcakes - Larousse)

1 ovo
100g de açúcar
40g de manteiga derretida
150g de creme de leite
120g de farinha de trigo
10g de fermento
uma pitada de sal
70g de blueberry congelada ou fresca
1 colher de chá de baunilha

Pré aqueça o forno a 200.
Misture o ovo e açúcar (usei um fouet e bati ate a mistura ficar clara e fofa), acrescente a manteiga sem parar de mexer. Adicione o creme de leite e a essência de baunilha.
A parte misture a farinha, fermento, sal e  os blueberries.
Acrescente essa mistura aos ingredientes líquidos, mexendo delicadamente (a mistura fica um pouco empelotada mesmo).
Coloque em forminhas para muffin e leve para assar por 15 minutos.
Na receita original o rendimento era de 12 unidades, para mim foram 9, em formas para muffins grandes.

Cobertura - Brigadeiro cremoso de chocolate branco (livro Cupcakes)

1 lata de leite condensado
15g de farinha de trigo
20g de pó para sorvete sabor chocolate branco (ou outro sabor ou cacau em pó ou geleia)
200ml de creme de leite
20g de manteiga

Misture fora do fogo o leite condensado, a farinha e o pó para sorvete. Acrescente o creme de leite e a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Após esfriar utilize como recheio e/ou cobertura.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mini Bolo de Lavanda




Eu simplesmente adoro fazer bolinhos, muffins, cupcakes....quem nunca preparou deveria tentar, as receitas são fáceis e sempre dão certo...até o Fábio que não é muito fã de fazer doces, já se arriscou com sucesso.
Nos blogs foods a moda de receitas com lavanda já passou há muito tempo, mas como começamos nossa aventura há pouco e ainda não tínhamos testado receitas com essa "especiaria"  resolvemos escolher esse bolinho para experimentarmos, confesso que estava curiosa, nem imaginava qual sabor teria lavanda/alfazema (sabonete? hehehe...) o resultado foi surpreendente...é muito bom! Lembra um pouco erva doce. Vale provar...já estou em busca de outras receitas!
Você encontra a flor seca da lavanda/alfazema  em supermercados/mercadão/empórios no setor das especiarias.

Bolo Lavanda (Receita do Blog Confraria do Patchwork)

3/4 de xícara de leite integral
1 colher de sopa de flores de lavanda
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal (113g)
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de raspas de limão
2 ovos grandes (usei 3 pequenos)

Misture o leite e a lavanda e leve ao fogo até começar a levantar fervura, desligue o fogo e  espere esfriar em temperatura ambiente.
Bata a manteiga, açúcar  e as raspas de limão até formar creme claro e fofo. Junte os ovos, um por vez e continue batendo em velocidade média.
 Misture a farinha, fermento e o sal. Em velocidade baixa, acrescente a mistura de farinha alternado com leite/lavanda.
Asse em forno pré aquecido a 200°C por 30 a 40 minutos.
Forma de bolo inglês 12,5x22,5cm ou forma para mini bolos (renderam 12 pequenos)


Campos de Lavanda na Provence
Curiosidades...
Lavanda ou Alfazema (Nome cientifico Lavandula officinalis) - Existem diversas espécies. Cresce em regiões quentes do Mediterraneo, já está bem aclimatada no Brasil. Todas as partes da planta são perfumadas, mas principalmente as flores, parte que é utilizada na culinária. Aromatiza azeites, vinagres, geleias, açúcar, conservas. Tem sabor doce e perfume delicado.
Amplamente utilizada na industria cosmética, por suas propriedades anti sépticas, calmantes, mas principalmente pelo seu aroma.
Utilizada também como diurético, expectorante, sedativo, anti inflamatorio, anti espasmódico, cicatrizante.
Tem significado de pureza, longevidade, felicidade.
Essa é para os estressados:  gotas do óleo essencial nas têmporas e pulsos alivia cansaço por excesso de trabalho...dormir sobre ramos de lavanda diminui a depressão.
Lendas e mitos: aditivo do banho preferido por gregos e romanos, o nome deriva do latim lavare (lavar). Conta-se que os fabricantes de luvas de couro de Gasse não pegavam a peste pois eles usavam a lavanda para perfumar o couro.
Fontes- bi.geocities.com, ci-67.ciagri.usp.br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pão com Azeitona e Tomate seco


Hoje queria fazer uma receita diferente de pão...pedi para o Fábio escolher uma do livrinho novo que ganhamos no final do ano, chama "Culinária de todas as cores - 200 Receitas de pães tentadores", foi difícil escolher... as fotos são lindas e tem ótimas ideias, todas podem ser feitas usando a máquina de fazer pão, o resultado foi um pão macio e bem temperado...huuummm!


Você vai precisar de:

275ml de água
2 colheres de sopa de azeite
475g de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de fermento biológico seco
120g de azeitona verde sem caroço picada grosseiramente
40g de tomate seco picado grosseiramente
sal marinho grosso e paprica para salpicar

1. Misture todos os ingredientes da massa, adicionando a água aos poucos. Sove bem. Deixe descansar até quase dobrar de volume.  Para fazer na MFP, coloque os ingredientes na ordem que estão acima (exceto azeitonas e  tomate) e ligue no ciclo massa.
2. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, adicione as azeitonas e o tomate e sove. Modele uma bola de 20cm e faça alguns cortes em cunha com uma faca enfarinhada.
3. Salpique com sal e paprica.
4. Leve para assar em assadeira levemente untada, forno pré aquecido a 200por 30 minutos.