terça-feira, 29 de março de 2011

Pão com nozes e mel


Ah que saudades de escrever aqui...isso se tornou um vicio!!! Essas ultimas semanas fiquei envolvida nos preparativos do aniversário do meu afilhadinho querido que acontecera dia 03/04...semana que vem posto o que andei aprontando para ele.
Fora isso fizemos varias coisas, nossa cozinha dificilmente fica parada, mas nossa camera nos tem deixado na mão...quando baixo para computador as fotos estão embaçadas...decepção...acabo deixando para postar a receita em uma próxima vez. Após momento desabafo, vou falar desse pão que fiz hoje, em uma palavra MARAVILHOSO (palavras do maridão), meu livrinho da publifolha esta se tornando infalível!!!

350ml de água morna
3 colheres de sopa de mel
40g de manteiga sem sal
350g de farinha de trigo
150g de farinha de trigo integral
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico instantâneo
1 colher de chá de sal
100g de nozes

Misture as farinhas, sal, fermento, manteiga e o mel e amasse, adicione a agua aos poucos, misturando até obter uma massa macia e homogénea. Sove bem e então acrescente as nozes. Deixe crescer ate quase dobrar de volume. Sove-a de novo, divida a massa, enrole cada uma delas dando formato alongado. Ajuste em forma untada e deixe crescer novamente. Leve para assar em forno pré aquecido  a 200°C por aproximadamente 30 minutos.
Se fizer na MFP, coloque os ingredientes na ordem acima (exceto as nozes), ajuste para pães pequenos 450g e ciclo Normal/Básico. Após o bip acrescente as nozes.

Hummm...com Nutella!!!


terça-feira, 15 de março de 2011

Abobrinha recheada com proteína de soja

"Almoço leve para uma consciência pesada"


Fomos comemorar o aniversário da minha sogra em um hotel fazenda em Socorro. O final de semana foi de excessos...de risadas...de carinho... e de comida!!! Então para compensar fiz essa abobrinha recheada acompanhada de arroz integral. Antes de torcer o nariz para recheio vale experimentar...a proteína de soja  bem temperadinha fica muito gostosa,  e é uma boa opção quando se quer preparar uma refeição em pouco tempo (fica pronta bem mais rápido do que descongelar a carne, refogar etc). Mas se não quiser pode rechear com a carne moída, frango desfiado, ricota...

Para 3 abobrinhas médias eu usei:

1 xícara de proteína de soja texturizada
1 cebola pequena picada
1 talo de alho porró fatiado
1 tomate picado
1 cubo de caldo de frango ou legumes
Água
Molho de soja
Sal marinho
Pimenta do reino moída
Azeite
Salvia picada
Parmesão ralado



Coloque a proteína de soja em uma vasilha, cubra com água fervendo e deixe reidratar por 20 minutos (costumo colocar metade do caldo de frango dissolvido na água). Deixe escorrer em uma peneira.
Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento, retire a polpa com cuidado para não cortar a casca deixando uma borda de 0,5cm (pode usar uma colher ou boleador), tempere as casquinhas com sal, pimenta e azeite e reserve.
Aqueça um pouco de azeite em uma panela, acrescente a cebola e alho porró e deixe murchar. Junte o caldo de frango, tomate e a polpa que retirou das abobrinhas e deixe cozinhar bem. Acrescente a protéina de soja, tempere com um  pouco do molho de soja e deixe secar.
Recheie as casquinhas da abobrinha, salpique com a salvia e queijo parmesão.
Leve para assar em forno médio pré aquecido por 25 minutos.


Aproximadamente 96Kcal por porção (uma metade recheada)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sagu de leite e especiarias


Sagu é um doce que me lembra infância,  minha mãe sempre faz com vinho e frutas (maça. abacaxi, pêssego, passas), adoooooro! Há tempos vi essa receita no blog Chocolatria e fiquei muito interessada mas ainda estava na minha lista para testar... esse final de semana fomos almoçar com meus pais e resolvi levar essa sobremesa...lá a critica é severa...se passasse pelo crivo, estaria aprovada...bom, hoje minha mãe já me ligou pedindo a receita!!!! O resultado é maravilhoso!!!! Morna, é uma sopa doce, gelada, um creminho de comer de joelhos.....
Só uma observação, o blog Chocolatria vale com certeza uma visita, é lindo... sempre que procuro uma receita diferente passo por lá, e a Simone oferece cursos...espero ainda poder participar de um!!!!

Vai aí minha versão...

1 xícara de sagu
1 litro e meio de leite
1 lata de doce de leite cremoso (cozinhei o leite condensado na panela de pressão por 25 minutos)
1 pacote de coco ralado em flocos
2 vidros de leite de coco
2 gemas
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
noz moscada ralada (usei meia)
5 anis estrelado (não achei usei anis em pó, aproximadamente 1/2 colher de chá)
1 canela em pau
1 colher de chá de extrato de baunilha

É bem simples... bata as gemas com um pouco de leite, misture com o restante dos ingredientes e leve ao fogo alto, quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o sagu fique levemente transparente.
Retire da panela e deixe esfriar.

terça-feira, 8 de março de 2011

Ciabatta recheada



A receita foi encomenda do meu querido amigo Alexandre, que há algumas semanas disse que estava com desejo de ciabatta recheada...desafio lançado, comecei a pesquisar...a receita original pede fermentação prévia e a gordura utilizada é o azeite, mas como em todas as descrições o resultado era uma massa bem mole, achei que ficaria difícil de rechear...Achei essa receita aqui, modifiquei um pouco, e resultado foi excelente, textura da ciabatta, miolo  bem macio e aerado...com certeza repetirei outras vezes. O rendimento foram 2 pães grandes.

15g de fermento de pão
1 colher de sopa de açúcar
400ml de água morna
1 colher de sopa de margarina
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de leite em pó
400g de farinha de trigo
100g de semolina

Se usar a MFP, dissolva o fermento com o açúcar e acrescente o restante dos ingredientes na ordem acima. Use o ciclo Massa. Após término do ciclo, coloque a massa em superfície enfarinhada, abra um retangulo, coloque o recheio desejado no meio (conforme a vontade do querido amigo, fiz de calabresa fresca grelhada, tomate seco picado e mussarela) e feche as duas metades. Coloque em uma assadeira untada, deixe crescer até dobrar de volume. Polvilhe com farinha antes de levar ao forno. Asse por aproximadamente 20 minutos.
Para fazer sem a MFP, dissolva o fermento com açúcar. Coloque as farinhas em uma vasilha, faça um buraco no meio, acrescente o fermento, margarina, sal, leite em pó e agua aos poucos até formar uma massa lisa  e macia. sove bem e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida recheie como descrito acima.