sexta-feira, 10 de julho de 2020

Pão de Queijo de Inhame

Nossa quanto tempo, né?
Esse quitute que começou com 4 mãos, hoje já tem 8!!!!!
E esse foi o principal motivo da pausa....fora o trabalho!
Mas a pausa foi só na escrita e registro, não na cozinha. Alias, a cozinha está mais ativa do que nunca. Com meus novos ajudantes estamos sempre inventando o que cozinhar.
E agora, em meio a quarentena, sim voltei a querer registrar pois estamos já há 3 meses em casa, isolados por conta do COVID 19, e percebi que não consigo me lembrar das adaptações que faço nas receitas, das novas receitas criadas. E não quero perder isso. Esse blog começou por isso, para manter um registro permanente de todos os quitutes que mais amamos na nossa cozinha.

E para voltar nada melhor que um bom pão de queijo. Já tenho outras receitas aqui no blog...mas ontem fiz essa que tão boa, mas tão boa, que preciso registrar e compartilhar!

Ah, essa receita foi um tantinho adaptada do curso que fiz na quarentena "Mindset Saudável" da Pati Bianco, que alias super recomendo muitas receitas maravilhosas, além de muitos especialistas ajudando para uma verdadeira mudança para hábitos saudáveis!




Pão de Queijo de Inhame (adaptado da @patibianco)

Ingredientes (xícara de 240 ml)

1/2 xícara de inhame cozido e amassado ainda quente (pode usar também batata doce, mandioquinha, mandioca)
3/4 de xícara de polvilho azedo
2/3 de xícara de polvilho doce
1 colher de chá de sal
1 ovo (pode fazer sem)
2 colheres de sopa de azeite
1/4 de xícara de água
1 xícara de queijo meia cura (ou minas padrão ou canastra ou uma mistura deles ou não usar)

Misturar todos os ingredientes, sovando o suficiente para que forme uma massa homogenia.
Formar as bolinhas do tamanho desejado e levar para assar em forno pré aquecido a 180°C por 15 a 20 minutos. Até eles estarem bem douradinhos e sua casa já estar com cheiro maravilhoso de pão.

Obs. A Pati dá uma dica no curso para congelar por 30 minutos os pãezinhos antes de assar para que eles fiquem bem crocantes. Eu fiz e eles realmente ficaram com uma casquinha bem crocante e o miolo macio Hummmm


Nenhum comentário:

Postar um comentário