sábado, 11 de julho de 2020

Torta fofinha com batata doce sem glúten



Essa massa é bem coringa, fica saborosa em bem fofinha!!! Já fiz várias vezes na frigideira recheado de queijo (ou palmito ou sem recheio) e comemos com salada no almoço ou jantar, mas também uso as vezes como massa de torta e recheio com o que tenho na geladeira e asso no forno.
A quantidade dos ingredientes é suficiente para uma torta pequena (essa da foto tem 14 cm de diâmetro) ou um pão de frigideira individual. Pode assar também em forminhas de muffin / cupcake.
Meus filhos não gostam muito de batata doce in natura, mas já fiz essa receita várias vezes para eles, e eles dizem que batata doce assim é uma delicia!!!
A receita da massa é sem glúten e lactose.

A receita é do Chef André @andrenutrichef https://www.instagram.com/tv/B_udm-AFf1p/?utm_source=ig_web_copy_link

Ingredientes

100g de batata doce cozida e amassada ainda quente (ou inhame ou mandioquinha ou mandioca ou batata inglesa)
1 colher de sopa de linhaça ou chia
1/2 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de azeite
3 colheres de sopa de farinha sem glúten (normalmente faço com 2 colheres de sopa de farinha de linhaça e 1 de farinha de arroz ou polvilho doce ou farinha de mandioca Zaya Flour)
1/2 colher de chá de fermento químico
sal a gosto

Misture tudo em uma tigela.
Se for fazer o pãozinho de frigideira, leve para cozinhar em fogo beeeem baixinho e tampado. Para fazer recheado, coloque metade da massa, em seguida o recheio e o restante da massa (faço isso fora do fogo).
No forno como tortinha, unte uma forma, coloque metade da massa, o recheio e o restante da massa. Leve para assar em forno pré aquecido a 180°C  por uns 15 minutos (mas claro vai depender muito da quantidade de massa, tamanho da forma...).


Torta recheada com peito de frango e shitake

Feito panquequinha na frigideira com batata doce roxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário